O que não se MEDE não se GERENCIA

O que não se mede não se gerencia

Vamos falar de produtividade e eu já começo agradecendo pelo tempo que você está investindo em ler este artigo!

Produtividade é tempo! …é saber investir melhor o tempo que é um recurso valiosíssimo.

Podemos pensar que o tempo está passando mais rápido, já ouvi muita gente dizer isso, porém não é verdade pois o tempo sempre passa no mesmo ritmo, o que muda é o nosso aproveitamento. O tema do nosso artigo de hoje é: O que não se MEDE não se GERENCIA.

Já percebeu que, quando você está numa atividade ou palestra na qual você está focado e 100% entregue à tarefa, ou assistindo a um filme que te prende a atenção, ou numa conversa muito divertida com os amigos,  pode ter a percepção de que o tempo não passou? 

Isso acontece porque você não estava com o foco em si mesmo, mas é só impressão porque o relógio continua marcando o tempo normalmente.

O oposto acontece quando estamos com atenção em nós mesmos, quando somos o centro da nossa própria atenção, por exemplo: Fila de banco, ou trânsito! Aquela fila de carros interminável onde você só pensa nas coisas que tem a fazer e não está fazendo, pensa nas pessoas que gostaria de conversar naquele momento mas não está, …está parado….pensando nos sonhos que gostaria de realizar….e isso nos faz ter a impressão que o tempo parou, não passa…se arrasta.

Então o que podemos aprender com isso?

O QUE NÃO SE MEDE NÃO SE GERENCIA

Como você pode melhorar a sua produtividade?

  • Não pense que ser multitarefa é ser mais produtivo!

O nosso cérebro não está preparado para fazer duas coisas ao mesmo tempo com exelência. Isso diminui a produtividade. Fazemos e temos as funções automáticas do funcionamento do nosso corpo mas, com atenção e excelência, só conseguimos mesmo fazer uma coisa de cada vez. 

  • Agenda 

Comece a colocar na agenda, tenha disciplina para, além de colocar, seguir a agenda que você mesmo se propôs a cumprir e comece! Só tem um jeito de ser mais produtivo que é gerenciando seu tempo e isso se faz com uma agenda!

  • Ganhe tempo nas atividades necessárias da sua vida.

Pesquisas mostram que nossa expectativa de vida é de 75 anos na média de vida do Brasileiro. Agora imagine o seguinte: se uma pessoa vai viver 75 anos e ela dorme 8 horas por noite, significa dormir por 25 anos da vida….é muita coisa não é? 

O mesmo ocorre com o seu tempo de banho, se uma pessoa leva 20 minutos para tomar banho pela manhã e 20 minutos a noite, significa que você está utilizando quase 3% da sua vida em baixo do chuveiro!

Por isso que eu falo que: em produtividade, o que não se mede não se gerencia.

Procure de fato acompanhar o tempo que você utiliza para cada tarefa que desempenha e verá onde estão os vilões da sua produtividade.

Só tome cuidado com mudanças drásticas, como por exemplo, diminuir seu tempo de sono.

Faça isso gradativamente, porque seu corpo está acostumado com as 8 horas de sono e só o que você vai conseguir é perder ainda mais produtividade por se sentir cansado e com sono. A cada 21 dias você diminui meia hora de sono e vai se percebendo, observe se você consegue cumprir suas tarefas com qualidade e tranquilidade, até chegar no seu limite. 

Espero que essa reflexão possa te ajudar a ser mais produtivo!

1440 minutos - Como Administrar Melhor o Meu Tempo
1440 minutos – Como Administrar Melhor o Meu Tempo, acesse aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *