Modelo Mental para Vender Mais e Melhor

Modelo Mental para Vender Mais e Melhor

O ser humano possui a capacidade de escolher diferentes significados para o mesmo acontecimento. A demissão de um emprego, por exemplo, pode ser considerada uma oportunidade de recomeço ou um grande problema, tudo varia de acordo com a perspectiva de cada um.

Mas quando um indivíduo escolhe ter uma perspectiva positiva, certamente possui chances maiores de que os resultados sigam essa mesma linha. É o Mindset de crescimento! Pensando nisto, hoje iremos falar sobre o Modelo mental para vender mais e melhor.

O sucesso pessoal e profissional está diretamente ligado com a maneira que os indivíduos tratam suas crenças e enxergam as questões diárias.

O vendedor que supera suas limitações e acredita que suas habilidades podem ser desenvolvidas, certamente está um passo à frente dos demais profissionais.

É como disse Henry Ford certa vez: “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” O problema das pessoas é que elas não acreditam que podem planejar aquilo que desejam ser ou alcançar. Tem que eliminar o “fazejamento” e a “planejação”.

Você pode seguir um caminho diferente redefinindo seu modelo mental.

Não podemos resolver nossos problemas com o mesmo pensamento que usamos quando os criamos.” (Albert Einstein)

Para redefinir a maneira de enxergar potenciais problemas é necessário insistir na ideia de substituir crenças negativas por positivas.

O modelo mental é formado pela ligação de estímulos externos com a forma que a pessoa os enxerga, sendo assim, aqueles que conseguem bloquear os estímulos negativos certamente terão mais facilidade em atingir seus objetivos e metas.

Mas antes de tudo é importante que tenha em mente a seguinte questão: Onde você deseja chegar?

É comum que a rotina agitada da grande maioria das pessoas as faça viver no piloto automático. Elas saem diariamente de suas casas para cumprir uma espécie de roteiro e acabam se perdendo de seu verdadeiro objetivo. Essa questão influencia diretamente na maneira de receber os estímulos externos.

Vamos ao exemplo prático para ficar mais claro: você é vendedor e seu objetivo (onde quer chegar) é aumentar o número das vendas.

Incontáveis fatores externos podem te influenciar de forma negativa, como clientes extremamente exigentes, por exemplo.

Você pode enxergar essa questão de duas formas:

  • Problema: Vendedores que encaram essa situação como um problema possuem o perfil de mindset fixo, que ao enfrentar uma possível situação de fracasso preferem desistir da venda e automaticamente de seu objetivo.
  • Crescimento: Vendedores que encaram essa situação como uma oportunidade de crescimento, possuem o perfil de mindset progressivo. Nesse caso a possibilidade de fracasso será transformada em oportunidade, e o vendedor terá ainda mais motivação para se empenhar no atendimento e concluir seu objetivo.

Percebeu como tudo é questão de perspectiva?

O sucesso depende da vontade e disposição de cada um.

Fernando Pessoa reforça essa ideia com o seguinte pensamento:

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”

Agora que você está com seu objetivo em mente e sabe que deve manter o mindset progressivo, acompanhe o restante das dicas que considero fundamentais para mudar seu modelo mental e aumentar o número de vendas:

CRIE UMA ÂNCORA

Você conhece a técnica chamada “âncora”?

Apesar de não ser muito conhecida, ela é bastante utilizada por psicólogos para criar gatilhos mentais que ativem sentimentos ou estados emocionais.

Sabe quando você vê um objeto, ou sente um cheiro específico que te remete à alguma lembrança? Até mesmo quando ouve uma música e se lembra de uma pessoa ou algum momento especial? Essas associações são gatilhos criados pela mente sem ao menos nos darmos conta.

Então que tal criar sua própria âncora? Pense em um momento que você se sentiu extremamente confiante e o associe à um objeto ou uma ação. Por exemplo, pense na venda mais difícil que você conseguiu finalizar e associe essa lembrança à uma caneta que está sempre em seu bolso. Ou lembre-se do dia em que alcançou a meta e concentre-se nessa lembrança enquanto movimenta seu punho fechado repetidas vezes. Nos dias que se sentir desmotivado, basta segurar a caneta ou repetir o movimento do punho para sua mente ativar o gatilho da confiança.

Pode parecer simples, mas quando praticada diariamente é possível obter grandes resultados.

RESOLVA QUESTÕES PASSADAS

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”. (Eduardo Galeano)

Sabe aquela recordação que você prefere deixar trancada em uma gaveta para não te abalar? Está na hora de resolvê-la, amigo vendedor.

Pode parecer que quando se evita um pensamento ele deixa de existir, mas a verdade é que ele ainda está em seu subconsciente e afeta diretamente suas ações.

Supondo que você se sinta inseguro em relação a determinado produto ou serviço devido a um feedback negativo que recebeu do cliente. Ao invés de canalizar sua frustração no cliente ou no produto, por que não tentar entender o motivo desse feedback? Será que o cliente não tinha razão? Quando se observa a situação por essa perspectiva é possível descobrir importantes mudanças em seu comportamento. Observe o cenário:

  • O cliente estava certo: Após analisar a situação você se deu conta que realmente falhou em alguns aspectos. Agora você saberá quais pontos precisa melhorar para o erro não se repetir futuramente. Faltou conhecimento em relação ao produto? Busque conhecimento. Você não estava em um dia legal e o atendimento não foi dos melhores? Estude uma maneira de separar os problemas pessoais e profissionais para que isso não se repita.
  • O cliente estava errado: Você analisou a situação inúmeras vezes e ainda assim o feedback não pareceu correto. Procure analisar o perfil do cliente para que em situações similares no futuro, você tenha mais “jogo de cintura” ao conduzir a venda.

Há sempre uma maneira de se aperfeiçoar, estando ou não com a razão. Um vendedor que deseja aumentar suas vendas precisa estar com seu modelo mental preparado a lidar com as mais diversas situações de maneira positiva, caso contrário tende a repetir os mesmos erros. Então busque conhecimento em suas experiências passadas e adapte sua mente.

ACREDITE VERDADEIRAMENTE

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)

Todos almejam a realização de seus objetivos, mas será que acreditam verdadeiramente na possibilidade de alcançá-los? Conforme falado no início do artigo, as pessoas não sabem da força que o querer e o planejar possuem em suas vidas.

É importante ter ciência de que imaginar a realização de algo é apenas um sonho, o que fará com que seu objetivo seja real é a vontade e o planejamento.

Então se você deseja melhorar sua qualidade de atendimento e aumentar o número de vendas, acredite. Você é capaz!

Finalizo o assunto reforçando que o modelo mental pode ser o fator decisivo na finalização de uma venda, portanto é fundamental que você se esforce diariamente para manter a mente preparada para as mais diversas situações, esse trabalho exige esforço e é contínuo.

E caso aconteça de você não se sentir preparado para enfrentar algum desafio, lembre-se de alguém que você admira e pense o que ela faria em seu lugar. Espelhar-se em pessoas que você confia é a maior motivação para alcançar a realização de seus objetivos.

O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.” (Norman Vincent Peale)

Gostou das dicas? Então comente, compartilhe e não deixe de acompanhar este Artigo!

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